Você sabia que a infecção por HPV pode ser previnida por vacina?
A infecção pelo HPV (Papiloma Vírus Humano) pode ser evitada por vacina. Alguns tipos desse vírus estão associados ao desenvolvimento de câncer de colo do útero, vagina e vulva em mulheres, do pênis em homens e câncer de canal anal em ambos os sexos.
No Brasil, existem duas vacinas registradas na ANVISA: a quadrivalente aprovada para mulheres entre 9 a 45 anos e homens entre 9 e 26 anos, e a vacina bivalente para mulheres entre 10 e 25 anos. As doses dependem da idade do início da vacinação.
Para meninas e meninos de 9 a 14 anos são indicadas duas doses, com intervalo de seis meses entre elas. Já a partir dos 15 anos, são necessárias três doses: a segunda, um a dois meses após a primeira, e a terceira, seis meses após a primeira dose.
Independentemente da idade, pessoas imunodeprimidas necessitam receber as três doses.
Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos podem tomar a vacina gratuitamente no SUS. Para os que vivem com HIV/aids, submetidos a transplantes de órgãos sólidos/medula óssea e pacientes oncológicos, a faixa etária é mais ampla (9 a 45 anos para mulheres e 9 a 26 anos para homens).
Ambas as vacinas possuem maior indicação para meninas e meninos que ainda não iniciaram a vida sexual, uma vez que apresentam maior eficácia na proteção de indivíduos não expostos aos tipos virais presentes nas vacinas.
#DraMarciaCosta #Ginecologia #Obstetricia #Especialista #GinecologiaRegenerativa #GinecologiaFuncional #SaudeDaMulher #SaudeIntima #SaudeFeminina #SaudeSexual #VidaSexual #HPV #Vacina