Saiba quais são os tipos de DIU
Os anticoncepcionais trazem maior autonomia nas decisões sobre a gravidez. O DIU é um dos métodos mais seguros de controle de natalidade. Mas você sabe quais são os diferentes tipos de DIU?
? DIU não hormonal: representado pelos DIU de cobre e de prata – libera uma pequena quantidade de cobre no útero ou prata e cobre, alterando o muco cervical, deixando-o mais espesso, diminuindo a mobilidade do espermatozoide e dificulta seu transporte até a trompa. Pode levar a um aumento do fluxo menstrual e da cólica. Ótima opção para mulheres com contra-indicação ao uso de hormônios (câncer de mama, trombose, etc). Pode ser substituído a cada 5 a 10 anos.
? DIU hormonal ou SIU (Sistema Intra-Uterino) :
representado pelo MIRENA e KYLEENA, contém progesterona em sua composição que é liberada gradativamente, inibindo o crescimento do revestimento do útero e atrapalhando a fecundação, além de inibir a ovulação. A maioria das mulheres que usam DIU hormonal param de menstruar. Proporciona diminuição da cólica menstrual . Este tipo de DIU deve ser substituído a cada 5 anos.
O DIU é para quem deseja um método contraceptivo reversível e de longo prazo, de alta eficácia e com baixos efeitos colaterais
Quer iniciar um novo método contraceptivo? Marque sua consulta !
Dra. Márcia Costa | Ginecologia e Obstetrícia ?
CRM 76624
RQE 54524