Mitos e verdades sobre anticoncepcionais

Atualmente, os anticoncepcionais possuem um papel fundamental no comportamento sexual e social da mulher, sendo responsáveis inclusive por melhorar a qualidade de vida. Mas ainda existem muitas dúvidas sobre eles, vamos saber quais são?
? Provoca o aumento de peso? MITO: atualmente os anticoncepcionais possuem baixíssima dosagem de hormônios O que acontece é a retenção de líquidos.
? Acaba com o desejo sexual das mulheres? MITO E VERDADE: Não há relação entre o uso do contraceptivo com a perda de libido, porém se houver interferência do anticoncepcional na concentração do hormônio testosterona, pode haver uma diminuição do desejo sexual.
? A pílula causa câncer? MITO E VERDADE: auxilia na prevenção em alguns tipos de câncer, como endométrio e ovários. Porém, as pílulas que contêm estrogênio aumentam a probabilidade de câncer de mama em pacientes com antecedente.
?Posso ter trombose? MITO E VERDADE: pode aumentar de 4 a 6 vezes o risco de trombose, em mulheres com fatores de risco para tromboembolismo ou que já tiveram algum episódio
?Melhora os sintomas da TPM? VERDADE: promove melhora do humor, instabilidade emocional, cólicas e acnes
? Causa infertilidade? MITO: as mulheres que tomam a pílula podem demorar um pouco mais do que as mulheres que não fazem o uso do medicamento para voltarem a engravidar.
?Toda mulher pode usar anticoncepcional? MITO: mulheres que tiveram câncer de mama, trombose, cefaléias (dores de cabeça) intensas e problemas no fígado não devem usar anticoncepcional hormonal.
?O antibiótico pode cortar o efeito do anticoncepcional? VERDADE: ambos são metabolizados no fígado, e podem competir entre si
?Álcool e fumo devem ser evitados por quem usa anticoncepcional. VERDADE: o álcool pode diminuir seu efeito e o fumo somado ao hormônio aumentam o risco de trombose e doenças cardiovasculares.

Dra. Márcia Costa | Ginecologia e Obstetrícia ?
CRM 76624
RQE 54524

#DraMarciaCosta #Ginecologia #Obstetricia #GinecologiaRegenerativa #GinecologiaFuncional #SaudeDaMulher #SaudeIntima #SaudeFeminina #SaudeSexual #VidaSexual #Anticoncepção