Endometriose: o que é e como tratar
Normalmente, o ciclo menstrual ocorre todo mês para a mulher com o objetivo de preparar o endométrio, camada que reveste o útero internamente, para uma gravidez.
Caso o óvulo não seja fecundado, o endométrio descama e é eliminado em forma de sangramento (menstruação).
A endometriose é uma condição que ocorre quando células do endométrio se implantam em outros locais fora da cavidade uterina, como trompas, ovários, bexiga, intestino, cavidade abdominal, ligamento útero-sacro e diafragma.
Acomete mulheres em idade reprodutiva, sendo diagnosticada principalmente entre os 25 e 35 anos.
O diagnóstico pode ser clínico, sendo um dos primeiros indicadores as cólicas menstruais de forte intensidade, que chegam a afetar atividades cotidianas. Outros sintomas são: fortes dores abdominais, sangramento intestinal durante a menstruação, dor intensa às relações sexuais, diarreia e dificuldade para engravidar.
Atualmente, os exames de imagem, como ultrassom especializado e ressonância magnética, tem alta sensibilidade para detecção da doença.
O tratamento tem que ser individualizado, podendo ser medicamentoso, com hormônios que impedem a menstruação, ou até cirúrgico, nos casos mais complexos.
O ideal é você primeiro passar numa consulta para ter o diagnóstico exato para depois decidirmos qual é a melhor opção de tratamento para você
Dra. Márcia Costa | Ginecologia e Obstetrícia ?
CRM 76624
RQE 54524