Dra. Márcia Costa

Ginecologia Regenerativa e Funcional – CRM 76624 | RQE 54524

Poderia dizer que a medicina apareceu de repente na minha vida, quando tive que optar por uma carreira para prestar o vestibular. Na verdade, decidi fazer medicina porque queria ser Obstetra. Em 1987 fui estudar na PUCCAMP – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, onde me graduei em medicina (1992) e fiz residência médica em Ginecologia e Obstetrícia (1995).

Em 1995 voltei para São Paulo e estagiei por 1 ano, no Hospital das Clínicas, em gestação de alto-risco, no setor de prematuridade e baixo peso. Em 1996, participei do Curso de Aperfeiçoamento na área de Colposcopia, no I.B.C.C. – Instituto Brasileiro de Controle do Câncer. E em 1997 obtive dois títulos de especialista: Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Associação Médica Brasileira e Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia, e Título de Qualificação em Colposcopia, pela Sociedade Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia.

Cliniquei em consultório particular, por doze anos, até 2008, quando tive que interromper minha carreira assistencial para me dedicar exclusivamente à gestão hospitalar.

Também trabalhei muitos anos na Saúde Pública: atendi em postos de saúde de Osasco, atuei nos programas do governo PAS (Plano de Atendimento à Saúde) e QUALIS (Projeto Qualidade Integral em Saúde) onde, além de assistência em ginecologia geral, pré-natal de alto risco e colposcopia, fazia capacitação das equipes do PSF (Programa Saúde da Família). Por último, trabalhei no Hospital Estadual da Vila Alpina como plantonista e com pré-natal de alto risco, onde fiquei por 7 anos. Lá, organizei Curso para Gestantes, o setor de Planejamento Familiar, participei de várias Comissões Hospitalares, auxiliei na coordenação do Departamento e em 2007 fui eleita a primeira Diretora Clínica do hospital.

Isso motivou a me capacitar na área de gestão e resolvi fazer MBA em Gestão de Saúde no INSPER, o que me proporcionou ser convidada para dirigir uma das principais maternidades de São Paulo, a Maternidade do Hospital São Luís Itaim, da Rede D’Or São Luiz, um grande salto para a minha carreira como gestora médica. Durante esta experiência, tive a oportunidade de conhecer os conceitos da Acreditação Hospitalar segundo a metodologia da JCI – Joint Commission International, o que me motivou a fazer o segundo MBA Qualidade em Saúde: Gestão e Acreditação na FECS (Faculdade de Educação em Ciências da Saúde – Hospital Oswaldo Cruz).

Durante os treze anos frente à Maternidade São Luiz, sempre me mantive atualizada, participando de cursos e congressos, além de organizar diversos eventos científicos. Também participei ativamente do Programa Parto Seguro, iniciativa do Ministério da Saúde, ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar e IHI – Institute for Heathcare Improvement para implementação de medidas de estímulo ao parto normal.

Após toda essa trajetória de muito aprendizado, decidi voltar a fazer algo que amo: cuidar da saúde da mulher! E com olhos para o futuro, quero contribuir para a qualidade de vida das minhas pacientes. Por isso, estou aperfeiçoando os conhecimentos numa área de atuação dentro da minha especialidade conhecida como Ginecologia Estética, Funcional e Regenerativa.

Atualmente sou associada da SOGESP (Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia de São Paulo) , FEBRASGO (Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia), APM (Associação Paulista de Medicina) e AMB (Associação Brasileira de Medicina), ABPTGIC (Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia), ABCGIN (Associação Brasileira de Cosmetoginecologia).

Especialidades

Ginecologia

A Ginecologia é uma especialidade da medicina dedicada aos cuidados do aparelho genital feminino.

Ginecologia Regenerativa e Funcional

A Ginecologia Regenerativa, Funcional e Estética é uma área da Ginecologia que tem o objetivo de proporcionar maior bem-estar para a mulher, em qualquer estágio da sua vida.

Obstetrícia

A obstetrícia é a área da Medicina que trata da saúde da mulher durante a gravidez, o parto e no puerpério (período que vai até 42 dias após o nascimento).