Como identificar que sua secreção vaginal não está normal?
A vagina produz uma secreção transparente ou levemente amarelada, sem odor e que serve para a proteção e lubrificação.
A secreção “normal” é incolor ou levemente branca-amarelada, pode ser viscosa ou líquida, não tem odor e pode mudar dependendo do período do ciclo menstrual onde você se encontra.
Quando o pH (acidez) da vagina está alterado por conta de uma infecção ou outra doença, pode ocorrer a proliferação de bactérias, fungos ou vírus, e a manifestação é a produção de uma secreção, às vezes, acompanhada de outros sintomas como coceira, ardor, dor à relação sexual, dor ao urinar, mau cheiro.
O tratamento é específico para cada condição e para cada pessoa. Manter hábitos saudáveis e de higiene, uso de preservativos e evitar roupas muito justas podem ajudar na redução dos episódios.
Para identificar alterações, primeiro você precisa conhecer seu corpo e identificar a secreção normal. Após compreender essa parte, caso você note diferença no seu muco vaginal, não tenha vergonha de procurar seu ginecologista, afinal estamos aqui para te ajudar!
#DraMarciaCosta #Ginecologia #Obstetricia #Especialista #GinecologiaRegenerativa #GinecologiaFuncional #ginecologiaestetica #SaudeDaMulher #SaudeIntima #SaudeFeminina #SaudeSexual#puerpério